A vitamina é um micronutriente que ajuda no funcionamento correto do organismo. Sem o correto consumo de cada vitamina necessária, nosso corpo pode passar por diversas complicações e até doenças sérias.

Aqui na Estilos Life sabemos bem que as vitaminas são nutrientes extremamente importantes para a nossa saúde e que podem ser obtidas a partir da nossa alimentação, quando adequada e bem variada. Mas também sabemos que, na maioria dos casos, esse não é o tipo de alimentação adotado pelas pessoas 100% do tempo e, com isso, muitas optam pelos suplementos vitamínicos.

Sem a quantidade de cada vitamina necessária, nosso corpo enfrenta uma série de problemas que vão desde alterações na pele, anemia, retardo no crescimento, até problemas neurológicos. A seguir, entenda um pouco mais a respeito da importância das vitaminas.

Estilos Life explica a importância das vitaminas

As vitaminas são moléculas orgânicas que são obtidas pelo nosso corpo por meio, principalmente, da alimentação. Algumas vitaminas são também produzidas em nosso corpo, como é o caso da vitamina D e K. A vitamina K é produzida por bactérias em nosso intestino, enquanto a vitamina D é sintetizada quando expomos nossa pele à luz solar.

A alimentação balanceada e saudável consegue garantir, na maioria das vezes, que todas as vitaminas estejam disponíveis e garantir o funcionamento adequado do nosso organismo. O bom é que, diferentemente dos macronutrientes, as vitaminas não precisam ser ingeridas em grande quantidade.

Vale lembrar que apesar da baixa necessidade diária, elas também são importantes e sua não ingestão pode levar a problemas graves de saúde, como os citados anteriormente.

Estilos Life explica como ingerir todas as vitaminas

Para se obter as vitaminas necessárias para o funcionamento adequado do nosso corpo, é fundamental incluir na alimentação, alimentos como frutas, legumes, verduras, grãos, ovos, carne, leite e derivados. A chave de tudo está em uma alimentação balanceada, por isso, confira a seguir quais alimentos aportam cada tipo de vitamina:

  • Vitamina A (retinol): encontrada em vegetais de cor alaranjada, hortaliças de coloração verde-escura, leite e derivados, ovos e fígado.
  • Vitamina B1 (tiamina): encontrada em carnes, vegetais folhosos, legumes, cogumelos e grãos integrais.
  • Vitamina B2 (riboflavina): encontrada em carnes, hortaliças, grãos integrais, leites e derivados.
  • Vitamina B3 (niacina): encontrada em carnes, vegetais folhosos, grãos, nozes e ovos.
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico): encontrada em carnes, hortaliças, grãos integrais, frutas e leites e derivados.
  • Vitamina B6 (piridoxina): encontrada em carnes, hortaliças, grãos integrais e nozes.
  • Vitamina B7 (biotina): encontrada em carnes, hortaliças, legumes e ovos.
  • Vitamina B9 (ácido fólico): encontrada em hortaliças verdes, legumes, grãos integrais e nozes.
  • Vitamina B12 (cobalamina): encontrada em carnes, ovos, leites e derivados.
  • Vitamina C (ácido ascórbico): encontrada em frutas como acerola, limão, laranja, maracujá e também no brócolis.
  • Vitamina D (calciferol): encontrada em alguns peixes, leite e derivados, além de gemas de ovo. Além disso, a vitamina D pode ser produzida pelo organismo quando a pele é exposta à luz solar.
  • Vitamina E (tocoferol): encontrada em óleos vegetais, sementes, grãos integrais e nozes.
  • Vitamina K (filoquinona): encontrada em hortaliças verdes e, como citado anteriormente, é também produzida por bactérias presentes no intestino.
  • Vitamina B6 (piridoxina): apresenta papel importante no sistema imunológico e nervoso, além de redução dos riscos de doenças cardíacas. Sua deficiência pode desencadear anemia, convulsões e espasmos musculares.
  • Vitamina B7 (biotina): apresenta importante papel na produção de ácidos graxos, redução dos níveis de glicose no sangue. Sua deficiência pode desencadear alterações na pele e neuromusculares.
  • Vitamina B9 (ácido fólico): é uma vitamina que atua no sistema imunológico, nervoso e circulatório e também no metabolismo de ácidos nucleicos e aminoácidos. Sua deficiência está relacionada com problemas congênitos e anemia.
  • Vitamina B12 (cobalamina): está relacionada com a produção de eritrócitos, atua em células nervosas e equilíbrio hormonal. Sua ausência pode causar problemas neurológicos, anemia, perda de equilíbrio e dormências.
  • Vitamina C (ácido ascórbico): apresenta grande importância na síntese de colágeno e também funciona como antioxidante. Sua ausência pode causar escorbuto, um problema de saúde que desencadeia sintomas como fraqueza, irrigação na pele e sangramentos nas gengivas. Essa doença era muito comum na época das Grandes Navegações.

Como citamos no início do texto, por diversos motivos possíveis, algumas pessoas não conseguem obter todas as suas vitaminas através apenas da alimentação. E, assim como algumas tomam Whey Protein para suprir sua necessidade de proteínas, outras também suplementam vitamina para garantir o consumo indicado.

Se esse for o seu caso, você também poderá encontrar suplementos desde o citado Whey Protein, até as mais diferentes vitaminas e minerais na Estilos Life, não deixe de nos visitar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *